QUERIDA AMAZÔNIA


Você está em - Home - Institucional - QUERIDA AMAZÔNIA

 

A Exortação Apostólica pós-sinodal do Santo Padre, o Papa Francisco, intitulada "Querida Amazônia" é uma carta de amor à toda a Igreja presente neste  território. 

Apesar da decepção daqueles que esperavam de Francisco uma palavra sobre a ordenação sacerdotal de homens casados e sobre o acesso das mulheres ao diaconato, o documento mostra os grandes sonhos do Pontífice e o seu olhar profundo sobre a região amazônica, indicando caminhos concretos para uma ecologia humana que leve em conta os pobres, para a valorização das culturas e para uma Igreja que seja verdadeiramente missionária e com um rosto amazônico.

Reduzir a reflexão e ação apenas a alguns pontos isolados como se esperava é reducionismo e não pode acontecer. É importante que cada um dos ouvintes acesse as redes sociais e leia o documento na íntegra, vendo a sua riqueza e profundidade.

É importante lembrar também que temas como a ordenação de homens casados não podem ser tratados em acontecimentos ordinários, ou mesmo num Sínodo como o que foi realizado. Isso precisa ser tratado num Concílio, que é o organismo mais importante da Igreja, pois mexe substancialmente em sua estrutura.

O documento pós-sinodal é fruto da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que viveu o tema: "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral", ocorrido em outubro de 2019, depois de um longo processo de preparação.

Numa coincidência oportuna, mas ao mesmo tempo triste e de extremo significado, no dia 12 de fevereiro, dia em que foi divulgado o documento, recordamos a morte da Irmã Dorothy Stang, assassinada em 2005, num assentamento no Pará. Essa casualidade nos diz que é preciso fazer de tudo para que a sua morte não tenha sido em vão!

 

CLIQUE AQUI E LEIA A ÍNTEGRA DA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA "QUERIDA AMAZÔNIA"

 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Missionário Redentorista | Diretor da Rádio Aparecida